Figura 01 - Logo Panc do Cerrado
Figura 01 - Logo Panc do Cerrado.

Proposta Produto Educacional - PANC do Cerrado



Justificativa


Para despertar a curiosidade no aprendizado, ou mesmo, buscar conhecimentos prévios dos alunos, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é preciso relacionar os conteúdos com as situações por eles enfrentadas, a fim de dinamizar as participações destes em sala de aula.

Noções básicas de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) fornecem informações essenciais para a prevenção de doenças, opções nutritivas de alimentação, diversificação das opções monótonas do cotidiano, aproveitamento de fibras para construção, opções medicinais, sazonalidade e noções de sustentabilidade e extrativismo.

Para tanto, é necessário repensar e executar ações e métodos diferenciados, considerando as necessidades educacionais dos estudantes da modalidade EJA, repensando o ensino e as práticas abordadas.

Busca-se auxiliar nos conhecimentos prévios apresentando plantas ou frutas que servirão de base para a confecção de alimentos, estimular e capacitar a disposição das preparações realizadas mostrando as opções de empratamento, apresentar fichas técnicas com diferentes preparos das PANC do Cerrado, fomentar sobre extrativismo, segurança alimentar e sazonalidade para estimular o pensar sobre o aproveitamento de cada espécie durante todas as estações do ano.

Justifica-se assim a presente pesquisa, na confecção de um Objeto de Aprendizagem, através da elaboração de um site, para verificar sua contribuição no aprendizado dos estudantes do curso EJA em Cozinha, no ensino sobre PANC e suas possibilidades gastronômicas, utilizando a realidade aumentada.



Problematização


De acordo com Bachelard (1996), a problematização é essencial na construção do conhecimento científico, pois:

"É justamente esse sentido do problema que caracteriza o verdadeiro espírito científico. Para o espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico. Nada é evidente. Nada é gratuito. Tudo é construído." (BACHELARD, 1996, p. 18).

Nesse sentido, buscando a relevância social e ambiental, a presente pesquisa levanta a seguinte questão: a ausência de conhecimento, identificação e divulgação das plantas e frutos do Cerrado, mas especificamente as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC), geram uma alimentação pobre, tanto pelo pouco número de espécies utilizadas, quanto pelas opções de preparos diversos. Desta forma, a elaboração de um objeto de aprendizagem com realidade aumentada para identificação das PANC e suas possibilidades gastronômicas, pode contribuir significativamente com o aprendizado dos estudantes do curso EJA em cozinha?

Diante desde contexto, é válido destacar a importância das questões norteadoras que determinam, de forma plausível, as possíveis relações de variáveis que podem ser confirmadas ou negadas com a pesquisa, sendo elas listadas abaixo:

  • Qual a relevância em enaltecer e preservar o bioma do Cerrado?
  • Qual a importância na identificação e divulgação das PANC?
  • Qual a importância do uso das PANC na sociedade em relação aos aspectos gastronômicos, sociais, econômicos e ambientais?
  • A elaboração de um objeto de aprendizagem com realidade aumentada para identificação das PANC e suas possibilidades gastronômicas, pode contribuir significativamente com o aprendizado dos estudantes do curso EJA em cozinha?



Objetivo Geral


O objetivo geral desta pesquisa é verificar se o uso de objeto de aprendizagem com realidade aumentada para identificação das PANC do Cerrado e suas possibilidades gastronômicas contribui com o aprendizado dos estudantes do curso EJA em cozinha.



Objetivos Específicos


  • Mostrar as diversas PANC do Cerrado;
  • Apresentar o nome científico, nomes populares e suas características;
  • Acrescentar tabela nutricional de cada PANC;
  • Apresentar a importância do uso das PANC na sociedade em relação aos aspectos gastronômicos, econômico, sociais e ambientais;
  • Apresentar ficha técnica de cada PANC;
  • Elaborar a ferramenta e manual de instruções;



Proposta do Produto Educacional


Após a apresentação das bases e conceitos que nortearão o estudo proposto, será descrito, neste tópico, a concepção do produto educacional a ser desenvolvido no decorrer deste mestrado. A Pesquisa está em consonância com o Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e as normativas do Instituto Federal de Goiás (IFG) para pesquisas de pós-graduação stricto sensu.

Traz-se, portanto, como proposta de produto educacional a ser aplicada no curso técnico em Cozinha, na modalidade EJA, a elaboração de um site, objetivando trabalhar com a temática de Plantas Alimentícias Não Convencionais, utilizando, para tal finalidade, o recurso da realidade aumentada.

A referida modelagem é caracterizada como Objeto de Aprendizagem (OA), e seguirá a metodologia INTERA (Inteligência, Tecnologias Educacionais e Recursos Acessíveis), que considera no seu processo a diversidade de formações de profissionais, teorias pedagógicas e está melhor descrita no submenu Metodologia INTERA.

No objeto de aprendizagem o estudante terá acesso aos seguintes dados:

  • Visualização e manipulação das PANC do Cerrado, através do recurso da realidade aumentada (exclusivo em dispositivos móvies);
  • Visualização de opções de pratos que poderão ser elaborados pelas PANC do Cerrado abordadas no estudo;
  • Conceitos de extrativismo;
  • Conceitos de preservação do bioma Cerrado;
  • Conceitos sobre sazonalidade dos alimentos;
  • Catálogos sobre as principais PANC do Cerrado;
  • Conceitos medicinais das PANC do Cerrado;
  • Conceitos de reaproveitamento das PANC;
  • Ficha técnica dos pratos sugeridos para cada PANC do Cerrado;
  • Informações dos nomes populares de cada PANC do Cerrado;
  • Fotos das PANC do Cerrado.

Espera-se com a confecção deste produto educacional, contribuir para com o ensino de PANC do Cerrado na Educação de Jovens e Adultos, considerando a bagagem de conhecimentos do senso comum, adquiridos por estes estudantes, ao longo de suas trajetórias de vida, estimulando-os e apoiando com a aquisição de conhecimentos no processo de ensino e aprendizado.

Por fim, o uso desta tecnologia possibilitará a inserção de objetos, de acesso fácil ou restrito, no mundo real, destacando-se, para tal finalidade, o emprego da metodologia INTERA, contexto este em que o professor estará, obrigatoriamente, interligado para com a concepção do Objeto de Aprendizagem, devendo, portanto, intervir com uma maneira pedagógica mais aplicável na disciplina abordada, repensando e transformando o ensino e práticas abordadas, considerando como princípio a formação omnilateral, integrando o trabalho, a ciência e a tecnologia.


Referências

Figura 01: Fonte Própria - Logo PANC do Cerrado

Figura 02: https://www.gratispng.com/png-4u4nu9/download.html

BACHELARD: BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento; tradução Esteia dos Santos Abreu. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 316 p. v. 1.

Figura 02 - Referências. Figura 02 - Referências.