Figura 01 - Explicação do conceito da Realidade Aumentada.
Figura 01 - Explicação do conceito da Realidade Aumentada.

Realidade Aumentada (RA)



Características


A realidade aumentada, conforme Tori (2010) é uma tecnologia capaz de suplementar o mundo real com objetos virtuais, gerados computacionalmente, de modo que aparentem coexistir no espaço real, em sua grande parte, pelo uso cotidiano, exibidos por meio das telas dos celulares.

Essa tecnologia permite também a fácil adaptação, pois:

"Diferentemente da realidade virtual, que procura transportar o usuário para o ambiente virtual, a realidade aumentada mantém o usuário no seu ambiente físico e transporta o ambiente virtual para o espaço do usuário, por meio de algum dispositivo tecnológico. Assim, a interação do usuário com os elementos virtuais ocorre de maneira natural e intuitiva, sem necessidade de adaptação ou treinamento". (RIBEIRO, ZORZAL, 2011, p. 16)

Ela permite inúmeras aplicações, como em games que unem o computador com os movimentos realizados pelo jogador no espaço real, em aplicações na construção civil podendo ser projetados objetos ou móveis em espaços ainda não finalizados, e também utilizados na educação, permitindo, por exemplo, a visualização de objetos sobre o corpo humano simulando um raio X virtual.

Justifica-se sua utilização em sala de aula, pois:

"Integrar informações virtuais e reais em um mesmo ambiente é uma forma bastante eficiente de colocar o aluno diante de conteúdos ou pessoas distantes ou inacessíveis, sem retirar-lhe as percepções relativas ao ambiente real que o envolve." (TORI, 2010, p. 169).

A Figura 01 mostra o esquema conceitual de um sistema de Realidade Aumentada, onde percebemos os itens listados abaixo:

  • Símbolo: (ou marcador) trata-se de uma figura previamente cadastrada no aplicativo de RA, que serão identificados por leitura através da câmera e irão disparar eventos programados no software;
  • Câmera: responsável por fazer a leitura do símbolo, podendo ser a câmera de um smartphone, filmadora, webcam, etc;
  • Software: responsável por receber a imagem enviada pela câmera, identificar qual objeto corresponde aquele marcador, e posteriormente apresentá-lo na tela, unindo o mundo real com o virtual.
  • Objeto Virtual: objeto a ser apresentado na tela, podendo ser uma imagem, vídeo, modelagem 3D, etc;
  • Tela: responsável por mostrar o objeto virtual em conjunto com o real, podendo ser um monitor, telão, smartphone, etc;

Buscamos assim a utilização deste recurso permitindo a visualização de frutos em três dimensões para suprir a dificuldade de acesso aos mesmos, permitir o conhecimento fora do período sazonal e sugestão de empratamento.


Referências

Figura 01: http://ubergeekinterativa.com.br/wp/wp-content/uploads/2016/03/como-funciona-a-Realidade-Aumentada.jpg

Figura 02: https://dtcom.com.br/wp-content/uploads/2017/05/objetos-aprendizagem-destaque.png

RIBEIRO; ZORZAL: RIBEIRO, Marcos Wagner S.; ZORZAL, Ezequiel Roberto. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Uberlândia: SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2011. 151 p.

TORI: TORI, Romero. Educação sem distância: As tecnologias interativas da redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2010. 258 p. ISBN 978-85-7359-921-3.

Figura 02 - Referências. Figura 02 - Referências.